Estudo sobre lúpulo mostra que cerveja pode ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas


intelectual copy Um estudo de cientistas chineses com lúpulo mostra que beber cerveja pode ajudar a proteger o cérebro de doenças degenerativas. A investigação é de uma equipe de peritos da Universidade de Lanzhou.

No estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, os investigadores alegam que a planta lúpulo, presente na produção de cerveja, protege as células cerebrais de possíveis danos. No seguimento desta investigação, a equipe de trabalho optou por fazer um teste ao composto existente no lúpulo, o chamado “xanthohumol”. O xanthohumol pode atrasar o desenvolvimento de doenças como o Parkinson, Alzheimer e demência.

De acordo com Dr. Jilanguo Fang, que liderou a investigação, a planta, conhecida pelas propriedades antioxidantes, ajuda a proteger o cérebro de stress oxidativo. A condição
consiste num desequilíbrio, que ocorre quando o corpo metaboliza oxigénio e é vista como uma das causas para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

“Na medicina tradicional chinesa, o lúpulo tem sido usado para tratar uma variedade de doenças, durante séculos”, afirma o Dr. Fang. “A presença de uma alta concentração de xanthohumol nas cervejas pode estar ligada à observação epidemiológica do efeito benéfico de beber cerveja regularmente”, acrescenta.

“O xanthohumol tem atraído uma atenção considerável devido às múltiplas funções farmacológicas, incluindo a de antioxidante, proteção cardiovascular, anti-cancerígena, anti-virus, anti-obesidade e anti-inflamatória”, sublinha o Dr. Jilanguo Fang.

Resumindo, o hábito de beber cerveja, ao contrário do que se pensa, pode ser uma rotina benéfica para a saúde. Tá esperando o que ? Corre e abra uma cerveja…

wpid-img_20150205_083622.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s