O simples brinde com garrafas que fazem o tradicional tilintar dos vidros poderá ser em breve coisa do passado.
A tradicional cerveja Carlsberg está desenvolvendo a primeira garrafa totalmente biodegradável do mundo feita com fibra de madeira sustentável.
Esta em desenvolvimento, não devem chegar às lojas nos próximos de três anos, mas tem o grande objetivo de substituir as garrafas de vidro e latas de alumpínio. Mas o que torna possível esta nova garrafa é que ela é criada em uma peça com um revestimento interno que impede que o líquido vaze ou altere o sabor da cerveja e ainda mantém a mesma vida útil da bebida.
Todos os materiais utilizados, incluindo a tampa, serão desenvolvidos utilizando a base biológica e biodegradável – principalmente de fontes sustentáveis de madeira ou fibras – permitindo que a garrafa seja responsavelmente degradada.
“No Carlsberg acreditamos na importância de uma economia circular que garanta um futuro sustentável em nosso planeta, e o anúncio de hoje é uma excelente notícia. Se o projeto se concretizar, como acreditamos que vai, ele vai marcar uma mudança radical em nossas opções de embalagem para líquidos, e será mais um importante passo em nossa jornada rumo a uma economia de resíduo zero”, disse Andraea Dawson- Shepherd, vice-presidente sênior da empresa para assuntos corporativos.