Cientistas australianos estão realizando testes para criar uma cerveja que pode hidratar as pessoas, o que, em última análise ajuda a acabar com a ressaca. Pesquisadores do Instituto de Saúde da Griffith University Menzies em Queensland estão tentando desenvolver uma cerveja que hidrata, e que tenha o mesmo gosto que uma cerveja normal.
Pesquisas anteriores já haviam estabelecido a importância de eletrólitos em ajudar na hidratação, mas no contexto de bebidas alcoólicas, o conhecimento científico era menos clara.
Mas Ben Desbrow, professor associado da Universidade de Griffith que está conduzindo os estudos, disse que seus pesquisadores demonstraram que a adição de sódio (um eletrólito) melhora a retenção de líquidos, ou seja, o corpo fica melhor hidratado. Melhoria na hidratação seria potencialmente melhorar a função cognitiva depois de beber, e poderia até reduzir a ressaca do dia seguinte de um bebedor. Apesar da cerveja ser um líquido, isso não significa que ele mantém o corpo bem abastecido com água.
Qualquer produto resultante não será um produto milagroso, mas pode fornecer uma alternativa mais segura para os bebedores. O estudo foi publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism.