Um brinde aos 499 anos da Lei da Pureza


intelectual copy Neste mês, no dia 23, foi comemorado os 499 anos da Lei de Pureza Alemã, a Reinheitsgebot.

O que é a Lei da Pureza: Dizem que tudo começou quando Guilherme VI, duque da Baviera, tomou umas a mais e acordou com aquela ressaca. Na época se misturava de tudo nas cervejas, e para evitar uma nova ressa daquelas, o duque determinou que a partir de 23 de abril de 1516 seria considerado cerveja somente a bebida que fosse fabricada com água, malte, lúpulo e cevada.

Outra versão para a lei é que o duque a criou por razões econÔmicas e impedir que outros ingredientes, como trigo, fossem usados na cerveja.

Independente das versões, é que a Lei de Pureza ganhou popularidade e se tornou uma referência no mundo cervejeiro. Hoje, ela é parte da Biersteuergesetz (BStG) ou “Lei de Taxação da Cerveja”, que data de 1993 e define a quantidade de impostos a partir do teor alcóolico de cada bebida e deu abertura ao uso de outros ingredientes no processo de fabricação — incluindo as leveduras, que nem eram conhecidas em 1516 e são responsáveis pela fermentação da cerveja.

O mais importante de tudo isso é que a Lei da Pureza nos trouxe cervejas de qualidade. Um brinde a Lei da Pureza. Prost!

beer_3143669a_3182699b

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s