Cerveja e colesterol


intelectual copy Recentemente fiz um exame de sangue de rotina e entre vários dados informados um deles me deixou preocupado: o indíce de colesterol total. O número em si, não vem ao caso pois não quero gerar um debate sobre colesterol. Para começar a reduzir esse número comecei a focar minha atenção na minha alimentação e já estou me exercitando mais (pedalando é claro). Mas ainda assim eu tinha uma preocupação extra: e a minha cerveja ? Vou ter que parar de beber ?

Fui pesquisar e encontrei várias matérias sobre o tema.

A cerveja (ou o consumo de álcool moderado) reduz o colesterol LDL (ruim) e aumenta o colesterol HDL (bom). Um estudo constatou que a ingestão de cerveja levou a níveis mais elevados de HDL, e menores níveis de triglicérides no fígado. Um outro estudo realizado por uma universidade de Barcelona, analisou mais de quatro mil indivíduos por meio de questionários e análises clínicas, com o objetivo de determinar a associação entre fatores de risco cardiovascular ao consumo e tipo de bebida alcoólica, mais notadamente vinho e cerveja. Os resultados confirmaram a relação de proteção cardiovascular com o consumo moderado destas bebidas, decorrente de uma soma de efeitos positivos, sendo, segundo os autores, o aumento do “colesterol bom” o mais importante deles.

Claro que estamos falando em consumo moderado, que no caso da cerveja seria algo como 1 ou 2 latas por dia. Esse é sempre um assunto polêmico mas no final das contas posso continuar curtindo minhas cervejas moderadamente. Um brinde a cerveja!

Mais informações:

http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo/beneficios-do-alcool/

http://www.saudemelhor.com/cerveja-faz-mal-colesterol-alto/

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/08/descubra-a-relacao-entre-a-cerveja-e-o-colesterol-4241596.html

11742770_860774077292789_9015583133453248176_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.